Contar calorias traz bons resultados?
Assim como a maioria das questões na nutrição, podemos responder essa pergunta com uma palavra: depende! ⚖️
As calorias são uma forma de medir a energia dos alimentos 🍽️, por isso são a base do emagrecimento e do ganho de massa muscular 🏋️♂️. Falando de uma forma bem simplista, para emagrecermos devemos necessariamente consumir menos calorias do que o nosso corpo gasta 🔥. Para ganhar massa muscular, devemos consumir mais calorias do que o corpo gasta 💪.
No entanto, quando pensamos somente nas calorias, esquecemos da função primordial da alimentação: fornecer nutrientes para o nosso organismo realizar todas as suas funções ⚙️🧠.
Não há como dizer que o cálculo de calorias não é importante, mas isso não deve ser o único foco da alimentação 🚫. Até porque dois alimentos diferentes podem ter as mesmas calorias, mas efeitos completamente distintos no nosso organismo 🥗🍩.
Por exemplo: um pacote de bolacha recheada tem em torno de 550 calorias 🍪. Um prato – farto – de arroz, feijão, bife e salada 🥩🍚🥗 pode chegar em torno do mesmo valor calórico. No entanto, o prato de comida vai te fornecer muito mais nutrientes, carboidratos de qualidade, proteínas e gorduras, além de te dar muito mais saciedade ✅.
Quando somente as calorias importam, esquecemos que a comida não é só energia: tem vitaminas, minerais, compostos bioativos, fibras e inúmeros outros componentes essenciais para nós 🍊🥦.
💡 Dica importante: É possível aliar a contagem de calorias com alimentos nutritivos, principalmente quando baseamos a alimentação em comida de verdade: verduras, legumes, frutas, cereais, raízes, carnes, ovos e laticínios 🥑🥩🥚.
📊 Contar calorias – ou seja, estipular um limite mínimo e máximo de calorias a serem consumidas em um dia – é uma das várias estratégias que podemos utilizar dentro da nutrição, especialmente quando temos um objetivo estético 🎯.
No entanto, contar calorias por si só pode ser um tiro no pé ❗.
Os carboidratos, proteínas e gorduras são os macronutrientes presentes nos alimentos e que nos fornecem energia (ou seja, calorias) ⚡. Se estes não estiverem equilibrados, os resultados estéticos serão bastante afetados 🛑.
Cada um destes macronutrientes passa por um processo diferente de digestão, exige mais ou menos energia do organismo para ser metabolizado e também vai oferecer uma resposta diferente em relação à saciedade 🧬. Por isso, é muito importante que a alimentação esteja equilibrada ⚖️.
Além disso, contar calorias sem se preocupar com os nutrientes pode fazer com que optemos por alimentos altamente processados, mas com baixa caloria, como refrigerantes zero 🥤 e gelatina. Estes alimentos, apesar de terem baixa caloria, possuem inúmeros aditivos químicos, corantes e conservantes extremamente maléficos para a nossa saúde 🚫❌.
👉 Conclusão:
Num processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular, pode valer a pena contar calorias e, dentro disso, manipular os nutrientes de acordo com o objetivo e a preferência de cada pessoa 🏆. No entanto, isso é trabalho para um(a) nutricionista 👩⚕️👨⚕️, que é a profissional que estudou para isso e pode te guiar numa alimentação saudável e equilibrada 🥗.
Elaborar sua própria dieta e sair por aí contando calorias sem auxílio e direcionamento profissional, além de não trazer resultados duradouros e sustentáveis, pode ser um gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares ⚠️.
Portanto, lembre-se sempre de dar preferência a alimentos frescos e naturais, que são os maiores aliados de quem busca uma vida saudável 🍎💚.
✨ Curtiu o artigo?
Lembre-se! Quando buscar por suplementação, venha até o nosso site e tenha acesso às melhores marcas e preços do mercado 💥💊
Fonte:
Site: Blog oficial da Vitamin Factory Suplementos disponível em: https://www.vitaminfactory.com.br/loja/noticia.php?loja=1025624&id=23
📅 Data da postagem do artigo: 17/09/2021.
Comentários
Postar um comentário